Escovação correta, uso de fio dental e visita ao dentista no período gestacional são ações simples que evitam doenças como cárie e doença periodontal.
​As alterações hormonais comuns à gestação, como aumento dos hormônios estrogênio e progesterona, podem agravas as condições de doenças periodontais, como sangramento na gengiva.
​Durante o pré-natal é fundamental que seja feito uma avaliação odontológica para que o dentista faça o acompanhamento da gestante (o Ministério da Saúde preconiza três atendimentos durante a gestação, um a cada trimestre). Os tratamentos são seguros e contribuem para a saúde geral e gestação saudável.

“A saúde bucal pode afetar a gravidez? ​
Há cada vez mais evidências sugerindo a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais e os nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal. As gestantes portadoras de enfermidades gengivais têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal. ​

Outros estudos devem ainda ser feitos para que se estabeleça de que maneira as enfermidades gengivais afetam a gestação. Parece que essas doenças aumentam os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. Os dados também sugerem que quando uma enfermidade gengival piora durante a gravidez, o risco de o bebê nascer prematuro aumenta”
(Fonte: https://https://www.colgate.com.br/oral-health/life-stages/oral-care-during-pregnancy/pregnancy-prenatal-care-and-oral-health)
Texto: Dra. Maria Carolina Scalia Guedes
Agende sua consulta! Prevenção é sempre o melhor remédio.