Seu pai dorme bem? Ele ronca?
Agora é hora de cuidar do sono dele!

Os transtornos respiratórios relacionados ao sono, como o ronco, a apneia do sono e o aumento da resistência das vias aéreas superiores são muito comuns nos papais. Segundo estatísticas, cerca de 30% da população têm esses tipos de doenças.

Os sintomas mais frequentes são: sonolência excessiva, fadiga, sensação de sono não reparador, alterações do afeto, humor e comportamento em geral (depressão, ansiedade e irritabilidade), e alterações cognitivas (piora da concentração, atenção e memória).

Os transtornos respiratórios do sono em geral e, principalmente a apneia do sono, acarretam alterações metabólicas no organismo que podem resultar em alterações hormonais, obesidade, aumento do colesterol e triglicérides, hipertensão arterial e arritmias cardíacas. Além disso, oferecem risco para doenças cardiovasculares (infarto, angina) e cerebrovasculares (acidente vascular cerebral), comparáveis ao risco oferecido pelo tabagismo e pela obesidade.

Cuide bem do seu papi, afinal quando um homem se transforma em pai, ele recebe a missão que o aproxima do verdadeiro PAI. Recebe a oportunidade de se ver refletido num espelho que mescla sua imagem à luz do Criador.

Neste mês de agosto, agradecemos a todos os pais que recebem esta divina missão de amar, ensinar e proteger seus filhotes com coragem de expor o mais profundo do seu “eu”.