O que é Ortodontia?

É o ramo da odontologia relacionado com o estudo do crescimento craniofacial, assim como das dentições; avaliando, prevenindo, direcionando este crescimento, quando necessário e atuando na correção das más oclusões dentárias ou desvios da normalidade.

RA-0039

Justin Bieber com aparelho invisaligner

Justin Bieber com aparelho invisível!

Tipos de aparelho

INVISALIGN

O aparelho Invisalign é um aparelho transparente, quase invisível, de alta tecnologia, que auxilia no tratamento de diversos casos para a correção de dentes desalinhados, tortos e mordidas erradas, porém, mantendo o seu sorriso bonito sem metais ou quadradinhos (bráquetes).

O seu sorriso lindo e o tratamento mais rápido: com o aparelho transparente Invisalign, o tratamento ortodôntico pode ser 50% mais rápido quando comparado a um aparelho ortodôntico convencional.

Além disso, o aparelho Invisalign se adapta melhor aos dentes, tornando o tratamento menos doloroso para o paciente.

Ter um sorriso bonito ficou mais fácil, mais rápido e menos dolorido. Agende seu horário com a Dra Lívia Versiani

Aparelhos Fixos Convencionais: São usados para correções dentárias, unidos aos dentes através de um material adesivo, chamado resina ou cimento de ionômero que libera flúor.

Estes aparelhos são compostos por peças denominadas braquetes, anéis, tubos e fios; e podem ser metálicos, de porcelana (chamados estéticos) ou ainda os mais modernos invisíveis (colados na parte de trás dos dentes).

Ainda chamados de invisíveis estão os aparelhos feitos de um tipo de acrílico, como o do Justin Bieber (veja na página principal). Eles podem ser usados na maioria dos casos e são removíveis, isto é, você poderá usá-lo enquanto dorme e removê-lo, quando necessário.

Eles são uma excelente opção, pois facilitam a vida do paciente. As consultas no consultório não precisam acontecer todos os meses e a troca do aparelho pode ser feita em qualquer lugar… em casa, no hotel ou onde o paciente estiver! Não é incrível?

O melhor de tudo: Esse incrível aparelho, considerado o mais moderno aparelho invisível do mundo, costuma ter o mesmo valor do tratamento convencional. O que muda é a forma de pagamento, apenas.

autoligado

Aparelho autoligado

O aparelho fixo ortodôntico convencional é composto por peças coladas aos dentes, que se chamam bráquetes, fios e as borrachinhas coloridas que voce já deve ter visto. Estas borrachinhas prendem o fio aos bráquetes. No aparelho autoligado o fio é preso sem o uso de borrachinhas, pois apresenta uma tampa que cumpre este papel de fixar o fio.

Neste modelo de aparelho, a força é aplicada aos bráquetes sem o uso de borrachinhas, promovendo uma diminuição significativa do atrito gerado entre as estruturas que compõem o aparelho, considerado uma das forças de resistência à movimentação ortodôntica.

Por isso, muitas empresas e dentistas divulgam o bráquete autoligado como mais eficiente do que o convencional.

Antes de mais nada, é necessário esclarecer que os dispositivos autoligados possuem, sim, algumas vantagens em relação aos modelos que utilizam borrachinhas, principalmente no que diz respeito ao conforto dos pacientes. Isso porque a diminuição do atrito permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda, além de mostrar resultados iniciais mais rápidos e facilmente visíveis até para quem não é especialista.

Damon - Autoligado

Damon – Autoligado

Na técnica do aparelho autoligado, há uma diminuição da frequência com que o aparelho precisa de manutenções, dispensando algumas visitas ao consultório odontológico. Alguns pacientes podem fazer suas consultas a cada 60 dias ou mais .

A ausência da borrachinha pode fazer com que o dispositivo acumule menor quantidade de placa bacteriana, facilitando a manutenção da saúde oral.

Por outro lado, o custo inicial dos autoligados é bastante superior ao dos aparelhos fixosconvencionais, muitas vezes superando a própria economia gerada com a menor quantidade de manutenções. Além disso, a aceleração dos resultados obtidos pelo tratamento é notada apenas na fase inicial do uso do aparelho ortodôntico. Ao fim do tratamento, não há diferenças significativas entre os dois tipos de dispositivos. Não é possível prever quanto tempo o paciente economizaria se optasse por esta técnica, pois a resposta é individual (4-6 meses a menos em muitos casos).

Lembre-se: o importante para que seu tratamento dê certo é a escolha do profissional CAPACITADO e HABILITADO para fazê-lo da melhor maneira possível. Cuidado com as propagandas enganosas. e com o modismo  😉 :). Se realmente sua ortodontista indicar esta técnica para você… então com certeza será a melhor opção!

Aparelhos Removíveis: como o próprio nome indica, estes aparelhos podem ser removidos para a alimentação e higienização. São utilizados para pequenos movimentos dentários em qualquer fase do tratamento ortodôntico, atuando geralmente como coadjuvantes, auxiliares na correção dentária.

Ortopédicos: São usados quando há comprometimento esquelético, podendo estimular ou inibir o crescimento, tendo melhor efeito durante a fase de crescimento do paciente.

Aparelhos de contenção: São aparelhos removíveis e fixos, usados em 100% dos casos após a finalização do tratamento, e remoção dos aparelhos fixos. São eles os responsáveis pela manutenção da correta posição dos dentes, permitindo uma melhor estabilização do resultado final do tratamento ortodôntico.

Barra 3×3 ou 4×4:  Tem a mesma função da placa superior, com a diferença de que esta é fixa e merece mais cuidados durante a escovação e uso do fio dental. Use a escova bitufo ou interdental e o passa fio como auxiliares.

Cada caso terá no planejamento a previsão de quanto tempo será necessário permanecer com esta contenção, mas…

Saiba que durante o processo natural de envelhecimento da face os dentes inferiores anteriores tenderão a entortar, por isto, quanto mais tempo você ficar com esta barra melhor e mais seguro para você!

A placa removível de contenção

 

– Deve ser usada o máximo de tempo possível durante o dia e noite, devendo ser removida apenas para alimentação, higienização e por precaução, também quando for nadar.

– Quando ela estiver fora da boca, coloque-a sempre dentro da caixinha ou em um copo, imersa em água filtrada, para que o acrílico não seja danificado.

– Sempre que escovar seus dentes limpe também sua placa de contenção use escova dura e apenas pasta de dente.

– Lembre-se: não crie nenhum hábito com esta placa, não brinque com ela na boca, pois isto poderá danificá-la.

Agende sua consulta agora

Faça agora seu agendamento pelo WhatsApp

Clique aqui

Casos tratados

× Agendar consulta