Existem vários tipos de tratamento para a apneia obstrutiva do sono e ronco primário que podem envolver desde mudanças de hábitos, como a conhecida higiene do sono, o uso da CPAP (pressão aérea positiva contínua e melhor opção de tratamento até o momento), o uso de aparelhos intrabucais até cirurgias que modificam as estruturas envolvidas na respiração. O melhor tratamento será indicado pelo médico do sono após realizado o diagnóstico por meio da polissonografia.

ronco1_menorO primeiro passo para a resolução do problema é evitar o fumo, o álcool e sedativos e, principalmente, controlar o peso, pois a obesidade é um fator que determina ou agrava muito a apneia.

O tratamento com aparelho intrabucal é hoje um dos mais indicados, sendo eficiente na maioria dos casos (grau leve a moderado). Ele avança a mandíbula tracionando os tecidos da garganta, aumentando a passagem do ar e evitando a abertura bucal durante o sono quando musculatura é relaxada.

O aparelho não traz nenhuma mudança permanente, seu uso é semelhante ao dos óculos, funciona somente enquanto se está usando. Existem alguns tipos de aparelhos intrabucais para este tratamento. Eles devem ser, além de eficazes, confortáveis ao paciente. Sua durabilidade média é de dois a três anos, desde que seja bem cuidado.

O importante é que, aqui na CLIOS, este tratamento será executado pela Dra Lívia Versiani, ela é especialista em ortodontia há mais de 15 anos, mestre e doutora em Ciências da Saúde, tendo sido seu mestrado e doutorado realizados na UnB, na área de distúrbios do sono e a odontologia.

Faça o teste de apneia

Simples teste a respeito do distúrbios do sono conhecido por Epworth Sleepiness Scale (ESS).

Clique aqui

× Agendar consulta