A sucção digital ou de chupeta é o hábito bucal mais comum na infância. Por ser tão comum, muitos pais se acostumam com ele e acabam por protelar demais sua remoção. Quando isto acontece, danos severos e irreversíveis podem surgir.

Uma das características clínicas mais comuns deste hábito é a mordida aberta anterior. Para a maioria dos autores, quando o hábito é interrompido até os 4 anos de idade, os danos provocados por ele corrigem espontaneamente sem necessidade de nenhum tipo de tratamento ortodôntico.

Entretanto, após esta idade, o paciente passa a apresentar outros hábitos secundários, como a interposição lingual e a deglutição atípica, que impedem a autocorreção da mordida aberta anterior. Neste caso, deve-se intervir também com aparelhos reeducadores da postura lingual.

Os aparelhos mais comuns são a grade palatina e o exporão, além do aparelho fixo. Normalmente, o fono-audiologista auxilia muito na obtenção da estabilidade do resultado alcançado.

É de suma importância o diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo tomarmos uma atitude em relação à mordida aberta, mais fácil e estável será o tratamento.

Um abraço e até a próxima…
Lívia Versiani.